8 SINAIS DE QUE VOCÊ BEBE POUCA ÁGUA

Confira 8 sinais do seu corpo que tentam te alertar que a hidratação está falhando.

Você com certeza já escutou inúmeras vezes que beber água é algo fundamental para a manutenção da saúde. Mas você já parou para pensar em todos os problemas que a desidratação pode acarretar?


Naturalmente ao longo do dia nosso corpo trabalha no equilíbrio entre a perda e a ingestão de água. A nossa composição corporal tem como principal elemento a água. Ao nascermos, este número chega até 80% e vai declinando até os 60% com o avançar da idade. Desta forma, a água participa de praticamente todas as reações em nosso organismo, o que faz dela a principal substância para o equilíbrio e manutenção corporal.


Infelizmente, é comum negligenciarmos a ingestão de água ao longo do dia. Quando estamos desidratados, ou seja, quando perdemos mais água do que ingerimos, nosso corpo envia diversos sinais para que possamos fazer o ajuste necessário na hidratação. O grande problema é que a maioria das pessoas não consegue identificar esses sinais, ou não associa à desidratação.


1) CONSTIPAÇÃO


Um problema muito comum, principalmente entre as mulheres e que pode ser resolvido com o aumento da ingestão de água. A água funciona como meio para que as fibras da alimentação possam atuar de forma eficiente, formando fezes mais macias, volumosas e favorecendo o peristaltismo.


2) CANSAÇO


Dorme bem mas se sente cansado ao longo do dia? Isso pode ser sintoma de desidratação leve. A água participa do transporte de glicose para dentro das células. Sem água suficiente este processo fica prejudicado e não há energia disponível.


3) RETENÇÃO DE LÍQUIDOS


O estado de desidratação faz nosso corpo enviar sinais que são captados pelo nosso sistema hormonal. Este por sua vez libera vasopressina (hormônio antidiurético que aumenta a pressão arterial e diminui o volume de urina) que aumenta a retenção de água e sódio em nosso corpo.

4) SENSAÇÃO CONSTANTE DE FOME


Como já escrito acima, a falta de água prejudica a entrada de glicose na célula, enviando sinais ao cérebro que podem ser interpretados como fome. Se você sente fome o tempo todo, faça o teste e beba mais água!


5) PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS


Quando estamos bem hidratados, nosso sangue está em equilíbrio, ou seja, não há excesso de substâncias que acabam por deixá-lo mais espesso e dificultam todo o processo circulatório.


6) MAU HÁLITO


Um corpo hidratado é um corpo que produz mais saliva. A saliva é naturalmente antibacteriana, ou seja, um protetor natural do mau hálito.


7) PROBLEMAS DE MEMÓRIA


Dores de cabeça, falta de atenção e problemas de memória são consequências das alterações que os neurônios sofrem devido à desidratação. Eles são sensíveis às oscilações de hidratação.


8) BAIXO DESEMPENHO ESPORTIVO


Praticantes de atividade física precisam ter muito cuidado em manter uma boa hidratação já que pode haver perda de até 2% do peso corporal devido à hidratação insuficiente. Uma boa hidratação durante e após os treinos evita a perda de até 10% de desempenho esportivo.

PORTANTO...


Idosos, atletas e crianças precisam ter mais atenção na hidratação, pois são considerados grupo de risco para desidratação.


Pessoas que adoram bebida alcoólica também devem ter cuidado. O álcool quando metabolizado gera uma substância chamada acetaldeído, que impede a ação do hormônio antidiurético, ou seja, fazemos xixi demais e aumentamos a chance de desidratação.


A desidratação pode ser divida em três estágios: Leve (afeta até 5% do peso), moderada (5 a 10% do peso) ou grave (igual ou maior que 10% do peso).


A água é um líquido de fácil acesso e barata. Não há desculpas para a baixa ingestão além da falta de hábito. Criar hábitos que melhorem sua saúde só depende de você! Vamos começar?


 
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