A IMPORTÂNCIA DAS FIBRAS NA ALIMENTAÇÃO

Indispensáveis para a sua saúde, saiba mais como as fibras podem te ajudar a ter uma vida mais saudável.

Responsáveis pela saúde do nosso organismo, as fibras não podem faltar quando o assunto é alimentação saudável e saúde. Seja pela saúde intestinal, prevenção de doenças como hipercolesterolemia, diabetes ou por promover saciedade, as fibras devem estar presentes na quantidade e variedade corretas na alimentação da população. Fato este, que avaliamos ser cada vez mais difícil entre as pessoas em todo o mundo.


Estima-se que apenas 9% da população do ocidente ingira uma quantidade de fibras suficiente para a manutenção da saúde. A recomendação geral está em torno de 20 a 30g diárias. Um número que facilmente todos podem alcançar com algumas modificações simples na alimentação. Confira algumas a seguir.

Maus hábitos alimentares, como aumento do consumo de produtos refinados e ultraprocessados, são as principais causas da diminuição da ingestão de fibras na alimentação da população mundial. Aumentar a ingestão de produtos integrais, legumes e verduras diariamente é essencial para facilitar a adequação da quantidade de fibras na dieta.


Simples trocas diárias podem ajudar muito. Optar por pães, massas e bolos integrais são de grande ajuda. Aumentar a porção de fruta e de verduras nas refeições e incluir leguminosas, também costuma ser bem eficaz quando o assunto é o aumento do consumo de fibras na dieta.

Os benefícios do consumo de fibras são inúmeros para a nossa saúde. São alguns deles: Equilíbrio da microbiota intestinal, fortalecimento da imunidade, controle de neurotransmissores como a serotonina (aumento da sensação de bem estar), regulação intestinal (constipação e diarréia), diminuição da incidência de doenças metabólicas, câncer de cólon e inflamação crônica.


É importante lembrar que existem dois tipos de fibras diferentes, bem como diferenças nas suas funções em nosso organismo. São elas as fibras solúveis e insolúveis.

FIBRAS SOLÚVEIS


Fibra solúveis são encontradas em alimentos como cereais (chia, linhaça, aveia), leguminosas (feijão, ervilha), legumes e frutas. Esse tipo de fibra está relacionada a viscosidade e capacidade de auxiliar a excreção de moléculas de gordura. Isso ocorre por sua capacidade de formar um "gel" na presença de água. Além disso, as fibras solúveis são capazes de retardar a absorção de açúcares ingeridos, o que por sua vez pode trazer benefícios quando o assunto é prevenção e tratamento de diabetes.


FIBRAS INSOLÚVEIS


As fibras insolúveis não são solúveis em água e são importantes para a formação de um bolo fecal saudável. Suas fontes são cerais integrais (arroz, centeio, trigo), leguminosas (feijão, lentilha), frutas e verduras (principalmente cascas, talos e bagaços). Fibras insolúveis são laxantes naturais e bem como as fibras solúveis, também contribuem para a sensação de saciedade.

Em resumo, as fibras solúveis tem um papel mais metabólico enquanto as fibras insolúveis agem principalmente de forma mecânica. Ambas são indispensáveis na alimentação e devem estar em equilíbrio. Sempre é importante lembrar que para que as fibras atuem de forma eficiente ,o consumo de água adequado é indispensável.


Que tal incrementar sua alimentação com um pouco mais de fibras, fazendo pequenas trocas e conquistando benefícios incríveis na sua alimentação? Eu garanto que você não vai se arrepender.


 
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