NA MÍDIA

Atualizado: 20 de Mar de 2018

Entrevista completa da minha paixão: Nutrição aplicada à estética.


Tive a oportunidade de ser entrevistada para a matéria da capa da revista Mundo Novo, edição trimestral (Janeiro, Fevereiro e Março de 2018). Falei um pouco sobre uma área da nutrição que muitas pessoas ainda não conhecem: Nutrição estética.

Confira na íntegra!


O mundo novo entrevistou a Nutricionista Thalita Galhardo para falar sobre Nutrição Estética. Thalita é formada pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, participou do grupo de pesquisa de desenvolvimento de biofilme do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), atualmente realiza pós-graduação em Nutrição aplicada à estética e realiza atendimentos em seu consultório localizado no Le Monde Office na Barra da Tijuca.

"Acredito em uma nutrição que vai muito além da ingestão de um nutriente. A nossa relação com o alimento é muito mais complexa do que isso. É uma das formas de nos conectarmos ao próximo e com o mundo. É respeitando isso que embaso todos os meus tratamentos e protocolos nutricionais. Sem terrorismo nutricional, sem restrições exageradas. A nutrição não deve ser sua inimiga, pelo contrário, ela deve ser sua aliada a ter uma vida mais saudável e gostosa. Ser nutricionista é ajudar o paciente a descobrir a sua melhor versão, é justamente isso que me faz a cada dia amar mais a minha profissão. ”


O que é nutrição estética?


A nutrição estética veio ampliar o conceito da nutrição. Hoje já percebemos que há uma preocupação muito maior com a saúde e qualidade de vida por parte da população. Nós nutricionistas já éramos responsáveis por levar o conhecimento e a prática de uma vida saudável para as pessoas, mas com a nutrição estética isso ficou mais complexo.

Além das questões rotineiras de emagrecimento, reeducação alimentar, tratamento e prevenção de doenças, agora podemos aliar aos protocolos nutricionais objetivos estéticos estejam incomodando o paciente, como: minimizar queda de cabelo, tratar acne, reduzir celulite, auxiliar na perda de gordura localizada, retardar o envelhecimento da pele e manchinhas da idade, entre outras inúmeras possibilidades.


Como funciona um tratamento nutricional estético?


O protocolo sempre terá que ser completo para o paciente obter os melhores resultados. Não podemos tratar de forma isolada. Uma boa alimentação, a prática de atividade física, intestino saudável são as bases para que as estratégias da nutrição estética sejam eficazes. Existem no mercado diversas substâncias manipuladas totalmente naturais e de origem nobre, que podem ajudar sensivelmente no tratamento, acelerando os resultados.

Mesmo os suplementos sendo ótimos aliados, em muitos casos conseguimos atingir os objetivos apenas com a alimentação e personalização do plano alimentar, fornecendo mais quantidade daquilo que o paciente mais precisa naquele momento. Esse é o diferencial, personalização total do plano alimentar, afinal se somos únicos, nossa alimentação também tem que ser não é mesmo?

Você disse que é possível reduzir as celulites com um protocolo nutricional. Como isso funciona?


A celulite, como é popularmente conhecida, é uma doença multifatorial e predominantemente feminina. Ela ocorre por distúrbios metabólicos que geralmente tem início na puberdade e se estendem por toda a vida adulta quando não tratada. São vários os fatores que influenciam nesse distúrbio, dentre eles podemos citar: Fatores hormonais, genéticos, circulatórios, tóxicos (principalmente cigarro e álcool), alimentares, entres muitos outros.

A primeira atitude que deve ser tomada em um protocolo nutricional com objetivo estético é: O que está causando esse distúrbio? Qual a origem do problema? Isso tudo é avaliado pelo profissional durante a consulta com exame físico, antropométrico, bioimpedância e a anamnese. Quanto mais conhecemos o paciente, mais fácil se torna encontrar o fator desencadeante do problema.

No caso da celulite, depois que já sabemos a causa fica muito mais fácil elaborar um plano nutricional para minimizar o problema. No próprio processo de perda de gordura e aumento de massa magra, por exemplo, já há a diminuição do aspecto e da quantidade de celulite que o paciente apresenta. Em casos mais graves, algumas vitaminas e minerais são imprescindíveis para um resultado satisfatório. As possibilidades são infinitas, temos muitos alimentos e nutrientes que tem influência positiva nesse tipo de tratamento, basta saber combiná-los para a necessidade de cada indivíduo.

Quais alimentos e nutrientes você considera importante no tratamento para celulite?


Não podemos generalizar, pois o que funciona para um paciente pode não funcionar para outro, mas posso citar os que são mais utilizados e que em geral apresentam bons resultados.

O uso de chás diuréticos podem ser aliados por melhorar a retenção de líquido e auxiliar na circulação sanguínea, aumento da ingestão de água, alimentos anti-inflamatórios como: gengibre, abacate, azeite de oliva extra virgem, alho, cebola, cúrcuma, entre muitos outros. Não posso deixar de citar a necessidade da diminuição da ingestão de alimentos que ajudam o processo da formação da celulite, são eles: industrializados em geral, alimentos ricos em sódio, refrigerante, carnes processadas, açúcares (principalmente os refinados), óleos refinados, frituras, entre muitos outros que estão presentes na rotina de vários pacientes. Por isso é tão importante ter o acompanhamento de um profissional para elucidar essas questões.

Existe algum desses “protocolos nutricionais” que você gosta mais ou que apresentam mais resultado?


Olha, costumo dizer aos meus pacientes que não existe “milagre”, que 90% do resultado é exclusivamente a disciplina do paciente. Eu gosto muito de todos os resultados que obtenho com os meus pacientes, pois participando de forma ativa do processo eu acabo vibrando com cada passo e êxito que eles alcançam. Porém, se eu tivesse que eleger apenas um, acho que seria o protocolo para tratamento e prevenção de envelhecimento da pele e machinhas da idade que vem chamando minha atenção. Tenho gostado bastante dele, apresenta bons resultados e os pacientes adoram.


Para finalizar, que recado você gostaria de deixar para os leitores?


Primeiramente gostaria de agradecer o espaço e dizer aos leitores que estou aberta a responder dúvidas e que eles podem ficar à vontade para manter contato comigo nas redes sociais, lá eu dou muitas dicas para a uma rotina mais saudável e prática. Além disso, é muito importante deixar claro que a busca por um corpo esteticamente bonito para os padrões atuais não deve ser o foco, mas sim um corpo e mente saudáveis. O corpo bem nutrido é um corpo bonito por consequência. Aceitar as diferenças entre nossos corpos é essencial nesse processo, por isso, ame-se mais! Procure sempre melhorar, mas nunca quando isso prejudica a sua saúde e qualidade de vida. Viver bem é sentir-se bem como um todo.


 
BARRA DA TIJUCA
Av. das Américas, 2480 Bloco 3 
 Subsolo 149 - Lead Américas
Telefones: (21) 9 9918 - 6468
    (21) 2496 -6754
     (21) 99171-7879

*Não trabalhamos com planos de saúde*

 
 
 
 
 
 
 
Todos os direitos reservados Thalita Galhardo Nutricionista - 2017