Câncer

O QUE É ?

Câncer é a denominação geral de diversas patologias que tem como característica a multiplicação descontrolada das células. Pode acometer qualquer parte do corpo, sendo alguns órgãos comumente mais afetados do que outros. A classificação do câncer é dada através da localização primária do tumor.

Sabe-se que mais de 50% dos quadros clínicos de câncer tiveram participação de hábitos facilitadores como tabagismo, sedentarismo, agentes carcinógenos ambientais, entre outros. Fatores esses que influenciam muito no desenvolvimento de câncer e/ou sua evolução.

ONCOGÊNESE

A formação do câncer é um processo que a ciência denomina de carcinogênese ou oncogênese. Ocorre geralmente, de maneira lenta, muitas vezes demorando anos para que dê origem à um tumor visível (quando ocorre).

Na oncogênese, dificilmente um fato isolado é responsável pelo avanço da doença. O que ocorre são: Exposição à agentes cancerígenos com frequência, periodicidade e interatividade entre eles.

Além disso, obviamente deve-se levar em consideração a individualidade e genética de cada indivíduo, que irão agir como facilitadores ou dificultadores do quadro clínico.

O processo de oncogênese é caracterizado em três estágios:

Estágio de iniciação (I), onde ocorre ação dos agentes cancerígenos sobre os genes do paciente.

Estágio de promoção (II), onde os agentes protetores irão atuar na célula alterada.

Estágio de progressão (III), onde as células se multiplicam de forma descontrolada e irreversível.

DIAGNÓSTICO 

Sobre o diagnóstico do câncer: Quando mais cedo, melhores prognósticos os pacientes terão. Daí a importância de fazer os exames periódicos. Muitas vezes, certos sintomas juntamente com alterações de exames podem indicar para os médicos motivos para maiores investigações que descobrirão uma doença em fase inicial. Um diagnóstico precoce pode ser a diferença entre um câncer curável ou terminal. Com isso, o tratamento dependerá do tipo e estágio do câncer. 

ALIMENTAÇÃO

Um dos principais fatores já relacionados ao desenvolvimento de câncer é o estilo de vida da população, atualmente.

Dentre os problemas dessa rotina prejudicial, encontra-se a má alimentação. Com alta ingestão de industrializados, carboidratos refinados, açúcares, frituras, gorduras saturadas, bebidas alcoólicas,  concomitante com a baixa ingesta de frutas, legumes e água,

impacta no aumento do número de diagnósticos de forma alarmante. 

Dentre as maiores preocupações do alto consumo de industrializados, os aditivos químicos inseridos nas preparações para obter melhoria em cor, aroma, sabor, durabilidade e consistência dos produtos finais são grandes vilões e gatilhos para o desenvolvimento de câncer. Além disso, os malefícios dos agrotóxicos na grande parte das plantações também representa perigo eminente para a população e sua saúde. 

Desta forma, é de extrema importância estimular ao máximo o consumo de alimentos orgânicos e in natura, para que haja maior prevenção no desenvolvimento de câncer. 

Além da alimentação mais natural, também existem diversas substâncias que podem ser priorizadas em dietas preventivas do câncer. São muito estudados: Cúrcuma, gengibre, chá verde, alho, uva, frutas vermelhas, frutas cítricas, entre outros. Cada um desses alimentos possui em sua composição compostos ativos que irão atuar de forma benéfica e preventiva. 

Seja através do seu potencial antioxidante, antiinflamatório ou até mesmo por causarem danos as células tumorais. 

Em casos em que a doença já está instalada a alimentação deve ser planejada visando conforto e saúde. 

O tratamento contra o câncer pode ser muito penoso em grande parte dos quadros. Levar ao paciente a nutrição exata e eficiente, de forma que amenize o desconforto e sintomas é de extrema importância durante este período delicado.

Inundar a alimentação desse paciente de alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas  e  minerais, 

9 9918 - 6468

nutricionista@thalitagalhardo.com.br

Av. das Américas 2.480 - Lead Américas

Bloco 3 - Subsolo 149
 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

é o grande diferencial de uma excelente recuperação. Existem diversas estratégias nutricionistas que podem ser utilizadas e a escolha de qual será aplicada deve ser decida com o paciente, de forma que ele se sinta parte daquele processo e que ele tome as "rédeas" da sua saúde.

 

Muitas pessoas encontram-se em uma fase emocional muito frágil e desestimulada. Tornar a alimentação um ponto de controle e saúde pode trazer vigor e entusiasmo. Se você conhece alguém que tenha histórico familiar e queira prevenir o câncer ou alguém que esteja enfrentando essa doença, envie essa matéria e compartilhe saúde!

AGENDE

SUA CONSULTA!

9 9918 - 6468

nutricionista@thalitagalhardo.com.br

Av. das Américas 2.480 - Lead Américas

Bloco 3 - Subsolo 149
 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

 
BARRA DA TIJUCA
Av. das Américas, 2480 Bloco 3 
 Subsolo 149 - Lead Américas
Telefones: (21) 9 9918 - 6468
    (21) 2496 -6754
     (21) 99171-7879

*Não trabalhamos com planos de saúde*

 
 
 
 
 
 
 
Todos os direitos reservados Thalita Galhardo Nutricionista - 2017