Depressão

O QUE É ?

A palavra depressão tem sido um dos assuntos mais falados na atualidade, sendo muitas vezes classificada como o "mal do século".  Mesmo com muitas campanhas de conscientização, ainda existe dúvida por parte da população sobre o diagnóstico e consequentemente também muito preconceito ao redor das pessoas que sofrem com essa doença. 

Segundo a OMS, a depressão será a doença mais incapacitante do planeta em 2020. No Brasil, cerca 6% da população sofre com a doença. Números tais, que provocam preocupação nos especialistas, caso não sejam realizadas as devidas medidas para reverter esses dados.

SINTOMAS

A depressão pode ter seu início de diversas formas, sendo elas:  Estresse, alcoolismo, doenças clínicas, circunstâncias sociais, etc. Os indivíduos que sofrem com essa doenças podem apresentar com alterações de humor, irritabilidade, tristeza, apatia, sono excessivo, isolamento, inapetência, alterações cognitivas, psicomotoras, e outros sintomas que podem surgir concomitantemente ou não.

 

É importante ressaltar que diversos fatores podem contribuir para o aparecimento, tais como: Predisposição genética, deficiências nutricionais ou doenças correlacionadas.

REDES SOCIAIS

 

O uso excessivo das redes sociais, tem sido apontado como uma das causas mais presentes no desenvolvimento de depressão, principalmente entre jovens e adolescentesA facilidade em recortar fragmentos da realidade e a divulgação excessiva de padrões e estilos de vida irreais, geram em grande parte dos usuários, muita ansiedade e questionamentos que podem quando não bem trabalhados desencadear em doenças e/ou transtornos. 

Além disso, pessoas que já apresentam sinais e sintomas de depressão aceleram o processo da doença, quando imersas de forma negativa nas redes sociais. Desta forma, agravam o quadro clínico e dificultam o tratamento. 

 

ALIMENTAÇÃO

Inúmeros estudos já apontam a alimentação equilibrada como uma aliada no tratamento e prevenção da depressão. Vitamina D, ômega 3, zinco, selênio e ferro, são elementos cruciais em uma alimentação balanceada que vise deixar a depressão bem longe.

 

Seja por diminuir inflamação, aumentar a disposição, efeito antioxidante, proteção neural, regulação hormonal ou de neurotransmissores, os alimentos certos podem mudar o quadro clínico de uma pessoa. 

Além de ser uma forma direta de intervenção, a preparação da alimentação também pode ser terapêutica. O envolvimento do paciente com a gastronomia pode tornar-se um aliado, sendo prazeroso e relaxante. Pode ser também um momento de aproximação da família e amigos, diminuindo o tempo de isolamento do paciente.

ESTILO DE VIDA

 

Estresse excessivo, má alimentação, falta de atividade física e momentos de lazer também podem contribuir para um quadro de depressão. É importante conscientizar a população sobre a gravidade em manter um estilo de vida que esgota a saúde física e emocional. Saber escutar e entender as necessidades do nosso corpo é um passo importante nesse processo.  Organizar-se pode ser a chave do sucesso.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Apesar de haver muita evolução em diversos aspectos da nossa sociedade, a depressão ainda é uma doença que envolve preconceito por parte da população. Entender a gravidade da doença e a necessidade de tratamento correto é o grande diferencial para salvar vidas. 

Procurar a ajuda de profissionais que acompanhem e tratem o quadro clínico de forma integrativa e correta é de extrema importância. Médicos, nutriconistas, psicólogos e diversas outras áreas da saúde são essenciais na equipe.

Além disso, o apoio familiar, do diagnóstico ao tratamento faz toda a diferença para obter os melhores resultados.

AGENDE

SUA CONSULTA!

9 9918 - 6468

nutricionista@thalitagalhardo.com.br

Av. das Américas 2.480 - Lead Américas

Bloco 3 - Subsolo 149
 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

 
BARRA DA TIJUCA
Av. das Américas, 2480 Bloco 3 
 Subsolo 149 - Lead Américas
Telefones: (21) 9 9918 - 6468
    (21) 2496 -6754
     (21) 99171-7879

*Não trabalhamos com planos de saúde*

 
 
 
 
 
 
 
Todos os direitos reservados Thalita Galhardo Nutricionista - 2017