Menopausa

O QUE É ?

Menopausa ou climatério

É caracterizada por uma série de alterações hormonais, biológicas e clínicas. Tais alterações, refletem a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo da mulher. Acredita-se que tenha seu início a partir dos 35 anos e finalize por volta dos 65 anos. A perimenopausa é definida pelo período em que o corpo passa por alterações que culminarão na menopausa propriamente dita e esse período dura de 3 a 5 anos, segundo especialistas.

SINTOMAS 

Cada mulher apresenta diferentes sintomas quando iniciado o processo da menopausa. A intensidade e variedade dos quadros clínicos podem ser desde pouco relevantes, até de extremo desconforto,interferindo negativamente no cotidiano das menopausadas. 

Alguns sintomas mais comuns são : Alteração no ciclo menstrual, fogachos (calores), suor noturno, dor de cabeça, insônia, diminuição da libido, irritabilidade, entre outros.

Além dos sintomas, esse período da vida da mulher aumenta a suscetibilidade para algumas alterações fisiológicas, como: Diminuição da firmeza dos seios, perda da elasticidade da pele, aumento dos riscos de infecções vaginais, ressecamento vaginal, aumento do risco de osteoporose e problemas cardiovasculares.

 

O QUE FAZER ?

 

É imprescindível ter uma equipe multidisciplinar para acompanhamento nessa fase da vida. De forma geral, essa equipe deve conter endocrinologista, ginecologista, nutricionista e piscicólogo. Desta forma, a avaliação sobre o quadro clínico, hormonal, nutricional e emocional poderão ser tratados se forma eficiente, possibilitando maior conforto e adaptação neste período. Além disso, a atividade física, hidratação e alimentação são de extrema importância. Diversos estudos já comprovam que esses três fatores são complementares e capazes de melhorar os sintomas tão indesejados entre as mulheres na menopausa.

ALIMENTAÇÃO

Que a alimentação saudável é um fator importante em todas as etapas da vida,  nós sabemos, mas existem alguns momentos que ela se torna indispensável. 

Com certeza, a menopausa é umas das fases que a alimentação e o peso corporal irão influenciar totalmente na qualidade de vida da mulher. Seja em relação a sinais e sintomas, quanto para desenvolvimento de doenças.

Inúmeros estudos são lançados frequentemente relacionando alimentos com a manutenção da saúde e diminuição de sintomas na menopausa. Seja através da alimentação ou suplementação, diversas substâncias mostram-se eficientes e aliadas das mulheres. Vitaminas, minerais, colágeno, ômega 3, 6 e 9, além de alimentos potencialmente antioxidantes e antiinflamatórios são os mais citados. Incluir e organizar a alimentação para que ela proporcione benefícios, é uma forma natural e inteligente de garantir saúde e qualidade de vida.

Aumentar o consumo de alimentos in natura e orgânicos também é uma forma eficiente de colaborar para a saúde global das mulheres. 

 

Alimentos para a prevenção de osteopenia/osteoporose, doenças cardiovasculares e infecções vaginais também podem ser cruciais durante esse período. 

 

Alimentação saudável planejada muda a vida de milhares de pessoas todos os dias. O que você esta esperando para mudar a sua ?

 

Procure a ajuda de um(a) nutricionista para poder te conduzir nessa fase da melhor forma possível. Sem complicação, sem mistério. Apenas com tudo que a nutrição tem de melhor para te oferecer! Compartilhe essa matéria com mulheres incríveis que estão focadas em tornar suas vidas cada vez melhores.

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