
Menopausa

O QUE É ?
Menopausa ou climatério
É caracterizada por uma série de alterações hormonais, biológicas e clínicas. Tais alterações, refletem a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo da mulher. Acredita-se que tenha seu início a partir dos 35 anos e finalize por volta dos 65 anos. A perimenopausa é definida pelo período em que o corpo passa por alterações que culminarão na menopausa propriamente dita e esse período dura de 3 a 5 anos, segundo especialistas.

SINTOMAS
Cada mulher apresenta diferentes sintomas quando iniciado o processo da menopausa. A intensidade e variedade dos quadros clínicos podem ser desde pouco relevantes, até de extremo desconforto,interferindo negativamente no cotidiano das menopausadas.
Alguns sintomas mais comuns são : Alteração no ciclo menstrual, fogachos (calores), suor noturno, dor de cabeça, insônia, diminuição da libido, irritabilidade, entre outros.
Além dos sintomas, esse período da vida da mulher aumenta a suscetibilidade para algumas alterações fisiológicas, como: Diminuição da firmeza dos seios, perda da elasticidade da pele, aumento dos riscos de infecções vaginais, ressecamento vaginal, aumento do risco de osteoporose e problemas cardiovasculares.

O QUE FAZER ?
É imprescindível ter uma equipe multidisciplinar para acompanhamento nessa fase da vida. De forma geral, essa equipe deve conter endocrinologista, ginecologista, nutricionista e piscicólogo. Desta forma, a avaliação sobre o quadro clínico, hormonal, nutricional e emocional poderão ser tratados se forma eficiente, possibilitando maior conforto e adaptação neste período. Além disso, a atividade física, hidratação e alimentação são de extrema importância. Diversos estudos já comprovam que esses três fatores são complementares e capazes de melhorar os sintomas tão indesejados entre as mulheres na menopausa.
ALIMENTAÇÃO
Que a alimentação saudável é um fator importante em todas as etapas da vida, nós sabemos, mas existem alguns momentos que ela se torna indispensável.
Com certeza, a menopausa é umas das fases que a alimentação e o peso corporal irão influenciar totalmente na qualidade de vida da mulher. Seja em relação a sinais e sintomas, quanto para desenvolvimento de doenças.

Inúmeros estudos são lançados frequentemente relacionando alimentos com a manutenção da saúde e diminuição de sintomas na menopausa. Seja através da alimentação ou suplementação, diversas substâncias mostram-se eficientes e aliadas das mulheres. Vitaminas, minerais, colágeno, ômega 3, 6 e 9, além de alimentos potencialmente antioxidantes e antiinflamatórios são os mais citados. Incluir e organizar a alimentação para que ela proporcione benefícios, é uma forma natural e inteligente de garantir saúde e qualidade de vida.

Aumentar o consumo de alimentos in natura e orgânicos também é uma forma eficiente de colaborar para a saúde global das mulheres.
Alimentos para a prevenção de osteopenia/osteoporose, doenças cardiovasculares e infecções vaginais também podem ser cruciais durante esse período.
Alimentação saudável planejada muda a vida de milhares de pessoas todos os dias. O que você esta esperando para mudar a sua ?
Procure a ajuda de um(a) nutricionista para poder te conduzir nessa fase da melhor forma possível. Sem complicação, sem mistério. Apenas com tudo que a nutrição tem de melhor para te oferecer! Compartilhe essa matéria com mulheres incríveis que estão focadas em tornar suas vidas cada vez melhores.
AGENDE
SUA CONSULTA!
nutricionista@thalitagalhardo.com.br
Av. das Américas 2.480 - Lead Américas
Bloco 3 - Subsolo 149
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
