Síndrome do Intestino Irritável

CAUSAS

Apesar de já compreendida, a síndrome não tem como origem apenas uma causa, mas é considerada um distúrbio multifatorial. Podem ser eles:

O QUE É ?

A síndrome do intestino/cólon irritável (SII/SCI), é um distúrbio gastrointestinal, que tem como sintomas alterações como diarreia e/ou constipação, inchaço, gases e dor abdominal, sem a apresentar anomalias na estrutura intestinal.

É um quadro muito comum, porém pouco diagnosticado e tratado corretamente. Muitas vezes, é confundido com outros distúrbios ou doenças intestinais.

Fatores emocionais (ansiedade, estresse, depressão);

Intolerâncias alimentares (lactose, glúten, outros);

Alterações na flora intestinal;

Infecções intestinais;

Atividade motora intestinal alterada;

Entre outras.

É importante também tentar amenizar a frustação quanto a dieta, pois muitas vezes podem ser em demasia restritivas, gerando desânimo, ansiedade e acabam piorando o quadro do paciente.

Em muitos casos é mais fácil apenas acompanhar e descobrir quais alimentos são piores e quais não geram tantos problemas, mantendo apenas um equilíbrio entre exclusão e diminuição do consumo. Chegar à um equilíbrio do ideal e do viável para a rotina do paciente é essencial para que haja adesão.

DIETA PARA PORTADORES DA SII

Diversos alimentos são considerados mais agressivos para quadros de SII e devem ser evitados ou excluídos dependendo da resposta do paciente à ingestão.

No planejamento alimentar é importante trabalhar com a classificação dos alimentos com baixo ou alto teor de FODMAPs. FODMAPs são carboitrados presentes nos alimentos que fermentam e podem causar desconforto intestinal. Desta forma, para pacientes com quadro de SII, é importante avaliar quais alimentos devem compor o plano alimentar, quais devem ser excluídos e quais evitados. Sempre de forma individualizada.

TRATAMENTO

Quando existem diversos fatores emocionais influenciando no aparecimento e evolução da SII, é imprescindível que haja acompanhamento com um psicólogo. Incluir na rotina uma atividade física também é uma ótima maneira de ajudar no alívio do estresse, sempre com acompanhamento profissional.

Já em relação à alimentação é importante que além da dieta haja a utilização de probióticos e glutamina com intuito de recuperar tanto a integridade intestinal quanto à flora intestinal, que em casos de SII estão consideravelmente alteradas.

Todas essas medidas juntas, podem ajudar muito na melhora e controle dos quadros de SII. Minimizando os sintomas e aumentando a qualidade de vida do paciente.

AGENDE

SUA CONSULTA!

9 9918 - 6468

nutricionista@thalitagalhardo.com.br

Av. das Américas 2.480 - Lead Américas

Bloco 3 - Subsolo 149
 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

 
BARRA DA TIJUCA
Av. das Américas, 2480 Bloco 3 
 Subsolo 149 - Lead Américas
Telefones: (21) 9 9918 - 6468
    (21) 2496 -6754
     (21) 99171-7879

*Não trabalhamos com planos de saúde*

 
 
 
 
 
 
 
Todos os direitos reservados Thalita Galhardo Nutricionista - 2017