top of page
  • Foto do escritorThalita Galhardo

ANSIEDADE

Confira 5 dicas para driblar a sua ansiedade!

Ansiedade é um dos sintomas mais comuns entre as pessoas. Com a rotina estressante, má alimentação e sedentarismo houve um aumento de casos e da intensidade do problema. Apesar de não ser fácil e rápido lidar com essa situação, existem algumas formas de contornar a ansiedade no seu dia-a-dia. Aqui vão 5 dicas que irão mudar a sua vida!


APOSTE NESSES ALIMENTOS


Alimentos ricos em triptofano, glutamina e taurina são grandes aliados no controle da ansiedade, pois estimulam a produção e disponibilidade da serotonina (um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar).


Entre os alimentos ricos em triptofano, podemos destacar: Queijos, amendoim, castanha de caju, frango, ovos, ervilha, amêndoas, entre outros.


Já os alimentos ricos em glutamina e taurina podemos citar: Carnes, frutos do mar, ovos, iogurte, queijos, feijões, beterraba, entre outros.


EVITE ESSES ALIMENTOS


Alimentos estimulantes e com alto teor de açúcar refinado devem ser evitados, pois potencializam a ansiedade.


Alimentos estimulantes: café para pessoas que apresentam sensibilidade à ele ou produtos que contenham cafeína como refrigerantes, chás, energéticos, entre outros.


Alimentos ricos em açúcar refinado: bolos, biscoitos, refrigerantes, sucos de caixinha, chocolate ao leite, etc.


PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA


A prática de atividade física além de melhorar nossa auto-estima e saúde, também auxilia no controle da ansiedade por aumentar a produção de serotonina. Não obstante, é um momento em que a pessoa pode se desligar da rotina estressante, colocando sua necessidades em foco. Reservar momentos para cuidar da nossa saúde é essencial no controle da ansiedade.


LIMPE SEU SONO


A limpeza do sono é uma ferramenta que deve ser utilizada por todos nós.

Consiste em medidas básicas para melhorar a qualidade do sono. São algumas delas: Utilizar luzes baixas à noite, evitar uso de celular ao deitar na cama, manter o ambiente silencioso, não fazer tarefas estimulantes ou estressantes antes de dormir, não fazer refeições com alta quantidade calórica e/ou de difícil digestão.


CHÁS E ESSÊNCIAS


Existem diversas plantas com aplicações medicinais que podem auxiliar no controle da ansiedade. Elas podem ser utilizadas de diversas formas: chás, aromaterapia, fitoterapia, entre outras.

A plantas mais utilizadas que possuem efeito calmante são lavanda, camomila, passiflora, mulungu, valeriana e erva-cidreira. Seja na forma de essência ou chás, serão grandes aliadas no controle da ansiedade.


Gostou das dicas? Envie para um amigo que precisa saber disso!


bottom of page