ANSIEDADE

Confira 5 dicas para driblar a sua ansiedade!

Ansiedade é um dos sintomas mais comuns entre as pessoas. Com a rotina estressante, má alimentação e sedentarismo houve um aumento de casos e da intensidade do problema. Apesar de não ser fácil e rápido lidar com essa situação, existem algumas formas de contornar a ansiedade no seu dia-a-dia. Aqui vão 5 dicas que irão mudar a sua vida!


APOSTE NESSES ALIMENTOS


Alimentos ricos em triptofano, glutamina e taurina são grandes aliados no controle da ansiedade, pois estimulam a produção e disponibilidade da serotonina (um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar).


Entre os alimentos ricos em triptofano, podemos destacar: Queijos, amendoim, castanha de caju, frango, ovos, ervilha, amêndoas, entre outros.


Já os alimentos ricos em glutamina e taurina podemos citar: Carnes, frutos do mar, ovos, iogurte, queijos, feijões, beterraba, entre outros.


EVITE ESSES ALIMENTOS


Alimentos estimulantes e com alto teor de açúcar refinado devem ser evitados, pois potencializam a ansiedade.


Alimentos estimulantes: café para pessoas que apresentam sensibilidade à ele ou produtos que contenham cafeína como refrigerantes, chás, energéticos, entre outros.


Alimentos ricos em açúcar refinado: bolos, biscoitos, refrigerantes, sucos de caixinha, chocolate ao leite, etc.


PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA


A prática de atividade física além de melhorar nossa auto-estima e saúde, também auxilia no controle da ansiedade por aumentar a produção de serotonina. Não obstante, é um momento em que a pessoa pode se desligar da rotina estressante, colocando sua necessidades em foco. Reservar momentos para cuidar da nossa saúde é essencial no controle da ansiedade.


LIMPE SEU SONO


A limpeza do sono é uma ferramenta que deve ser utilizada por todos nós.

Consiste em medidas básicas para melhorar a qualidade do sono. São algumas delas: Utilizar luzes baixas à noite, evitar uso de celular ao deitar na cama, manter o ambiente silencioso, não fazer tarefas estimulantes ou estressantes antes de dormir, não fazer refeições com alta quantidade calórica e/ou de difícil digestão.


CHÁS E ESSÊNCIAS


Existem diversas plantas com aplicações medicinais que podem auxiliar no controle da ansiedade. Elas podem ser utilizadas de diversas formas: chás, aromaterapia, fitoterapia, entre outras.

A plantas mais utilizadas que possuem efeito calmante são lavanda, camomila, passiflora, mulungu, valeriana e erva-cidreira. Seja na forma de essência ou chás, serão grandes aliadas no controle da ansiedade.


Gostou das dicas? Envie para um amigo que precisa saber disso!


 
BARRA DA TIJUCA
Av. das Américas, 2480 Bloco 3 
 Subsolo 149 - Lead Américas
Telefones: (21) 9 9918 - 6468
    (21) 2496 -6754
     (21) 99171-7879

*Não trabalhamos com planos de saúde*

 
 
 
 
 
 
 
Todos os direitos reservados Thalita Galhardo Nutricionista - 2017