FRUTAS E VERDURAS LIMPAS DE VERDADE!

Atualizado: Fev 10

Descubra como realizar uma higienização eficiente e barata nos seus alimentos, diminuindo até mesmo os níveis de agrotóxicos!

Os benefícios do consumo frutas, legumes e hortaliças para a saúde não são mais uma novidade, não é mesmo? Porém, como podemos tornar esse consumo mais seguro do ponto de vista higiênico? Já parou para pensar nisso?


A correta higienização dos alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, é de extrema importância para afastar o perigo de contaminação e desenvolvimento de verminoses. Criar o hábito de higienizar os alimentos, mãos e utensílios é a melhor forma de manter você a sua família livre desses "bichinhos" indesejados.

Para um higienização eficiente e barata, prefira o hipoclorito, mais conhecido como água sanitária. Confira o passo a passo:


Passo 1

Você deve lavar os alimentos como frutas, legumes e hortaliças em água corrente. Lave bem, passando os dedos ou com ajuda de uma escovinha para retirar sujidades aderidas à superfície e reentrâncias. Esse passo é crucial para que haja uma boa ação higienizadora do hipoclorito.


Passo 2

Você deve submergir os alimentos em uma vasilha com água e hipoclorito, na proporção de 1 colher de sopa para cada 1 litro de água. É importante que todas as partes do alimentos estejam submersas para serem igualmente higienizadas. Deixe agir durante 10 -15 minutos.


Passo 3

O enxágue é a parte mais importante do processo. Nesse passo você deve descartar a água na qual os alimentos estavam submersos e lavar abundantemente em água corrente cada item submerso. Isso elimina os resíduos do hipoclorito que não deve ser consumidos. O excesso da ingestão de cloro é prejudicial à saúde e pode trazer sérias complicações. Portanto, enxágue muito bem os alimentos.

Vale lembrar que os alimentos que irão à geladeira devem ser secos com um pano limpo ou toalha de papel. Dessa maneira, eles permanecerão frescos e íntegros por mais tempo.


Também podemos ressaltar que após a higienização, deve-se tomar muito cuidado no armazenamento, evitando que alimentos já higienizados entrem em contato com alimentos não higienizados ou contaminantes (carnes, ovos, frascos e vasilhas não higienizadas, etc). Isso evitará o que chamamos de contaminação cruzada.

Uma outra dica é o uso de bicarbonato para diminuir as quantidades de agrotóxico em alguns alimentos.


Apesar de não ser indicado para as etapas de higienização, um estudo no EUA em maçãs, mostrou que o uso do bicarbonato seguindo os mesmos passos do hipoclorito, tem a capacidade de diminuir a quantidade de agrotóxicos presente nessa fruta.


Sabemos que outros estudos devem ser realizados para que haja mais abrangência e segurança nessa informação, mas no que diz respeito à maçãs, parece existir uma alternativa quando o assunto é a diminuição dos níveis de agrotóxicos.


Curtiu essas informações? Envie a matéria para sua família e amigos!

 
BARRA DA TIJUCA
Av. das Américas, 2480 Bloco 3 
 Subsolo 149 - Lead Américas
Telefones: (21) 9 9918 - 6468
    (21) 2496 -6754
     (21) 99171-7879

*Não trabalhamos com planos de saúde*

 
 
 
 
 
 
 
Todos os direitos reservados Thalita Galhardo Nutricionista - 2017