top of page
  • Foto do escritorThalita Galhardo

OBESIDADE E A PELE

A obesidade é um fator de risco para diversas doenças. Entre elas, as dermatoses são muito comuns. Saiba mais!

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. A forma utilizada de classificação mais comum é através do IMC (Índice de massa corporal). Estudos já apontam a obesidade como fator de risco para o desenvolvimento de doenças como: Diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, depressão, entre outras.

Ela está associada a inúmeras dermatoses e pode afetar a sensibilidade cutânea, a regulação da temperatura e a vascularização. Também pode modificar a função de barreira da pele, nas glândulas sebáceas e/ou na produção de sebo, nas glândulas sudoríparas e nos vasos linfáticos. Obesos apresentam mais chances de sofrerem alterações na estrutura e função do colágeno, na cicatrização de feridas, micro e macrocirculação .


A obesidade pode aumentar o aparecimento de infecções cutâneas que incluem: candidíase, intertigo, candida foliculite, furunculose, foliculite, entre outras.

Além disso, doenças dermatológicas como: Acantose nigricans, queratose pilar, estrias de distensão, adipose dolorosa, linfedema, insuficiência venosa crônica, hiperqueratose plantar, celulite, infecções da pele, psoríase, gota tofácea e acne.


ACNE 


A acne é o resultado da obstrução e inflamação dos folículos pilosos e das glândulas sebáceas podendo ser inflamatória ou não. Em obesos há aumento da atividade hormonal, aumento da produção de sebo e bloqueio de folículos, acarretando no aparecimento de espinhas e cravos. Estudos já relacionam o aumento do aparecimento da acne com o alto consumo de alimentos processados, refrigerante e laticínios. Esses, em sua maioria, são os preferidos de quem sofre com a obesidade.

Alterações na saúde da pele são sintomas comuns gerados pela obesidade, além das diversas doenças que apresentam maior incidência em obesos. Por isso, se você está muito acima do seu peso ideal ou conhece alguém próximo que esteja, procure ajuda de uma equipe multidisciplinar (médicos, nutricionista, psicólogo, etc). A ajuda correta pode mudar tudo! A sua saúde sempre deve ser sua prioridade!


bottom of page