top of page
  • Foto do escritorThalita Galhardo

PEQUENA FRUTA, GRANDES BENEFÍCIOS.

Conheça as inúmeras descobertas da ciência sobre essa frutinha deliciosa.

Blueberry, mirtilo ou arando. Seja lá como você chama, os benefícios nutricionais dessa pequena fruta parecem muito promissores para a ciência. Diversos estudos são publicados anualmente com mais e mais motivos para você incluir o mirtilo na sua alimentação.


A maior parte dos efeitos positivos dessa fruta em nossa saúde, estão relacionados aos elevados níveis de polifenóis, quando comparamos com a maioria das frutas comercializadas no mercado. A larga presença desse composto no blueberry, possibilita alta capacidade anti-inflamatória e antioxidade, o que por sua vez irá atuar fortemente no combate aos radicais livres.


Radicais livres


Radicais livres são produzidos pelo nosso corpo e isso é fisiológico. Quando a geração desses agentes não está exacerbada, nosso sistema antioxidante se encarrega da neutralização de forma eficiente. Porém, em situações em que nosso organismo está em desequilíbrio, devido à superexposição a xenobióticos (pesticidas agrícolas, inseticidas, plásticos, produtos de limpeza, fármacos, etc.), estresse crônico, alimentação inadequada e muitos outros fatores, pode haver a fabricação em excesso dessa substância.


Quando em desequilíbrio, esses radicais livres irão atuar no envelhecimento celular, enfraquecimento imunológico, além de aumentar a vulnerabilidade do nosso organismo em desenvolver doenças como artrite, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer, esclerose múltipla e catarata.

Vida saudável


Dessa forma, um estilo de vida saudável, além de uma alimentação equilibrada, com boa oferta de substâncias antioxidantes, parece ser uma forma eficiente de prevenir os problemas citados.


Com uma rotina corrida e falta de tempo, o mirtilo parece ser uma opção prática, saudável e muito simples para poder auxiliar nessa batalha.


Ainda não está totalmente convencido sobre essa pequena e eficiente frutinha? Vem conferir mais alguns benefícios:

Prevenção de desordens do trato urinário;

Prevenção de patologias cardiovasculares;

Prevenção de cárie dentária;

Prevenção de úlceras;

Prevenção de câncer;

Efeito antibacteriano e antiviral.


Compartilhe


Incrível né?

Agora me conta, você já provou essa frutinha? Compartilhe essa matéria com alguém que precisa experimentar com você!


bottom of page