PREVENIR COM CRANBERRY

O cranberry ainda é pouco conhecido, mas seus benefícios são incríveis! Confira:

Uma fruta pequenininha, mas muito poderosa. Sua utilização é muito diversificada, podendo ser consumido como fruta in natura, desidratada, sucos, geleias e em pó. Estudos recentes já apontam o cranberry como um grande aliado à nossa saúde em diversos aspectos. Dentre muitos benefícios, os que mais tem se destacado são o seu efeito anticarcinogênico, cardioprotetor e antibacteriano.

CRANBERRY E INFECÇÃO URINÁRIA


Uma infecção muito comum, principalmente entre mulheres adultas, crianças e idosos. Além disso, grande parte dos pacientes apresentam reincidência em menos de um ano de tratamento. Os tratamentos, em geral utilizam antibióticos, o que por usa vez atrapalha a nossa flora intestinal, trazendo outros problemas durante e após o tratamento. O uso diário de cranberry ou seus produtos, pode reduzir significativamente o aparecimento de quadros de infecção urinária. Isso ocorre por dois mecanismos encontrados nessa fruta. Um deles é a inibição da adesão das bactérias na superfície da mucosa e o outro é pela capacidade de diminuir a expressão dos filamentos bacterianos capazes de fazer essa adesão (esse segundo mecanismo faz com que não haja episódios repetidos da infecção).

CRANBERRY E EFEITO CARDIOPROTETOR


O cranberry é uma fruta com alto potencial antioxidante. Dentre muitos benefícios, os antioxidantes auxiliam a redução da oxidação de LDL (o que chamamos popularmente de colesterol ruim), e consequentemente diminuem a concentração de colesterol total. Essa capacidade antioxidante do cranberry também ajuda no aumento dos níveis de HDL (colesterol bom). Um estudo realizado em 2011 revelou que o cranberry também tem efeito na redução da rigidez arterial, o que indica possíveis impactos na prevenção de doenças como pressão arterial.

CRANBERRY CONTRA O CÂNCER


As proantocianidinas presentes no cranberry apresentam efeito quimiopreventivo e quimioterápicos, reduzindo crescimento celular, e a multiplicação de células cancerígenas. Um estudo com pacientes com câncer de próstata, em radioterapia na pelve e fazendo uso de cranberry, mostrou o impacto desta fruta na diminuição do risco de infecção urinária e processo inflamatório na região durante o tratamento.


Além de ser uma fruta deliciosa, nutritiva e pouco calórica, o cranberry possui inúmeros benefícios à saúde. Prevenir é sempre o melhor remédio. Que tal começar a incluir esse alimento em sua rotina alimentar? Procure o seu nutricionista para avaliar como encaixá-lo da melhor forma possível.

 
BARRA DA TIJUCA
Av. das Américas, 2480 Bloco 3 
 Subsolo 149 - Lead Américas
Telefones: (21) 9 9918 - 6468
    (21) 2496 -6754
     (21) 99171-7879

*Não trabalhamos com planos de saúde*

 
 
 
 
 
 
 
Todos os direitos reservados Thalita Galhardo Nutricionista - 2017